
A causa mais comum de retração palpebral é secundária a sequela da Orbitopatia de Graves, conhecido como Sinal de “Dalrymple”. Nesses casos, a pálpebra superior fica posicionada acima de sua posição normal, e/ou a pálpebra inferior posicionada abaixo da posição normal.
São diagnósticos diferenciais para retração palpebral: causa congênita, cicatrizes palpebrais, enoftalmia, alta miopia, cirurgia filtrante para glaucoma, e causas constitucionais. A depender da causa da retração palpebral define-se o melhor tratamento, que pode ser cirúrgico ou não-cirúrgico. Para a correção cirúrgica da retração secundária a orbitopatia de graves, esta deve ser realizada somente após o controle endócrino e presença de período de estabilidade de pelo menos 6 meses da doença.
Para a correção da retração da pálpebra superior, a abordagem pode ser por via conjuntival ou transcutânea, utilizando-se no intra-operatório uma anestesia que permita ao paciente se comunicar, para que o cirurgião tenha possibilidade de checar com a abertura ocular voluntária do paciente, o posicionamento palpebral de forma a ficar simétrico.
A técnica mais utilizada para essa correção, quando se trata de retração leve, é a desinserção ou ressecção do músculo de Muller. Para retrações maiores, além da desinserção do músculo de Muller, pode-se associar também a secção do levantador da pálpebra superior.
Para a retração da pálpebra inferior pode-se realizar a secção dos retratores em casos leves. Para casos mais severos, tem-se a opção de interpor um “spacer” como, enxerto de origem auricular ou palato duro. Essas são algumas das técnicas possíveis, mas cada caso deve ser analisado individualmente.
Quando a cirurgia é indicada?
Olhar muito arregalado
Olhos secos ou irritados
Dificuldade para fechar os olhos completamente
Desconforto ao piscar
Aparência de expressão constante de surpresa
Por que realizar na Clínica Viviane Barros?
Na Clínica Viviane Barros, você conta com a experiência de uma médica oftalmologista especialista em cirurgia oculoplástica. Aqui, cada paciente é avaliado individualmente, com foco na segurança, naturalidade e bem-estar.
Você recebe todo o suporte necessário no pré, intra e pós-operatório, além de um kit com medicamentos e cuidados para sua recuperação.
