
O pterígio tem uma prevalência que varia de 0,7% a 33% na população, afetando cerca de 200 milhões de pessoas no mundo. É predominante em países de clima tropical, próximo ao equador, em ilhas e altas latitudes.
São fatores de risco para o desenvolvimento de pterígio: radiação solar; exposição ao vento, poeira, altas temperaturas, baixa umidade do ar; bebida alcoólica, blefarite severa, sexo masculino, risco ocupacional.
Os sintomas são: olho irritado/vermelho, alteração do filme lacrimal, indução de astigmatismo e pode ocluir o eixo visual. São classificados em: involucional, carnoso, primário, recidivado ou secundário. Ao exame clínico pode possuir tamanhos que variam de 1 a 4, bem como apresentar características como ilhotas de Fuchs e Linha de Stocker.
No seu desenvolvimento tem-se o estágio inicial que envolve o mecanismo de disrupção da barreira límbica (células que separam conjuntiva e córnea), e o estágio de conjuntivalização ativa e progressiva da córnea.
Quando a cirurgia é indicada?
Crescimento do tecido sobre a córnea com prejuízo visual
Irritação ou vermelhidão frequente nos olhos
Estética ocular comprometida
Pterígio de crescimento rápido ou recorrente
Dificuldade para usar lentes de contato
Por que realizar na Clínica Viviane Barros?
Na Clínica Viviane Barros, você conta com a experiência de uma médica oftalmologista especialista em cirurgia oculoplástica. Aqui, cada paciente é avaliado individualmente, com foco na segurança, naturalidade e bem-estar.
Você recebe todo o suporte necessário no pré, intra e pós-operatório, além de um kit com medicamentos e cuidados para sua recuperação.
