
A anatomia da via lacrimal é composta pelos pontos lacrimais, pelos canalículos superior e inferior, canalículo comum, saco lacrimal, conduto lacrimo-nasal, porção alta e baixa (pós-sacal). A válvula de Rosenmuller impede o refluxo de secreção do saco lacrimal para o olho. Ela pode sofrer estenose ou obstrução, gerando como clínica no paciente, um quadro de lacrimejamento sem secreção. Entre o saco lacrimal e o ducto lacrimo-nasal tem-se a válvula de Krause, que quando obstruída é a responsável por mais de 90% das obstruções baixas da via. E no final da via lacrimal tem-se a válvula de Hasner, a qual está obstruída principalmente nos casos congênitos, como nas imperfurações do recém-nascido.
A porção alta da via lacrimal vai até o canalículo comum. A partir do saco lacrimal, já se considera como porção baixa da via.
Em geral, pacientes que apresentam obstrução da via lacrimal, se queixam de ardor, sensação de areia e lacrimejamento o qual deve ser avaliado se é com ou sem secreção purulenta. São fatores que favorecem a estenose das válvulas da via lacrimal: rinite, sinusite, história previa de fraturas/traumas cursando com obstrução cicatricial e conjuntivites crônicas.
São avaliados na propedêutica da queixa de lacrimejamento: teste de Schirmer, tempo de ruptura da lágrima (BUT), teste de milder, refluxo à expressão do saco lacrimal, teste de Jones I e II, e quando necessário, a dacriocistografia, dacriocintilografia e ressonância magnética. Realiza-se também: o teste da sondagem da via lacrimal com a sonda de Bowman, para determinar se é “soft stop” ou “hard stop”, e o teste da irrigação da via lacrimal, que avalia a sua permeabilidade.
Obstrução de via lacrimal alta: imperfuração/atresia do ponto lacrimal, epífora sem secreção (sem refluxo de pus à expressão), obstrução dos canalículos – superior/inferior/comum. O tratamento é feito com: punctoplastia (reconstituição dos pontos lacrimais) ou dacrioconjuntivorrinostomia (tubo de Lester-Jones).
Obstrução de via lacrimal baixa: epífora com ou sem secreção. Tratamento com Intubação, Dacriocistectomia, Dacriocistorrinostomia (by-pass saco lacrimal com mucosa nasal).
Quando a cirurgia é indicada?
Lacrimejamento excessivo
Infecções recorrentes nos olhos
Inflamação na região do canal lacrimal
Dificuldade na drenagem das lágrimas
Sensação de olho constantemente úmido ou irritado
Por que realizar na Clínica Viviane Barros?
Na Clínica Viviane Barros, você conta com a experiência de uma médica oftalmologista especialista em cirurgia oculoplástica. Aqui, cada paciente é avaliado individualmente, com foco na segurança, naturalidade e bem-estar.
Você recebe todo o suporte necessário no pré, intra e pós-operatório, além de um kit com medicamentos e cuidados para sua recuperação.
