
Simbléfaro é a aderência entre a conjuntiva palpebral e do olho, podendo ser resultado de diversas doenças como: doenças inflamatórias crônicas conjuntivais (penfigoide ocular cicatricial, Steven-Johnson), traumas, infecções ou queimaduras (químicas ou térmicas). As aderências podem ocorrer em pequenas áreas ou comprometer todo o fórnice, e assim alterar a posição das pálpebras, fazendo com que os cílios toquem a superfície ocular permanentemente.
Embora o simbléfaro possa ser facilmente diagnosticado, o tratamento ainda é um desafio. Geralmente o tratamento envolve retirada do simbléfaro interpondo tecidos, como: conjuntiva autóloga, enxerto de membrana amniótica, enxerto de mucosa oral, aloenxerto cerato-limbal. No entanto, até agora não existe um tratamento definitivo para a doença.
Quando a cirurgia é indicada?
Aderência entre a pálpebra e o globo ocular
Restrição nos movimentos oculares
Desconforto ao movimentar os olhos
Complicações após cirurgias ou traumas oculares
Dificuldade no uso de prótese ocular
Por que realizar na Clínica Viviane Barros?
Na Clínica Viviane Barros, você conta com a experiência de uma médica oftalmologista especialista em cirurgia oculoplástica. Aqui, cada paciente é avaliado individualmente, com foco na segurança, naturalidade e bem-estar.
Você recebe todo o suporte necessário no pré, intra e pós-operatório, além de um kit com medicamentos e cuidados para sua recuperação.
