
Trata-se de procedimentos considerados minimamente invasivos, visto que não envolve cirurgia. Apesar disso, são procedimentos que exigem intenso conhecimento anatômico e clínico para execução. O conceito de beleza é único e influenciado pela etnia, localização geográfica e características demográficas.
TOXINA BOTULÍNICA:
Na avaliação do paciente deve-se observar a queixa do paciente, a diferença entre rugas estáticas e dinâmicas, relatos de experiências prévias com toxina botulínica, quando foi a última aplicação. A Toxina Botulínica é uma exotoxina produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium botulinum. Atua seletivamente nos terminais nervosos colinérgicos, inibindo a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, o que produz uma paralisia muscular reversível.
Cerca de 0,5% dos pacientes apresentam resistência a ação da toxina, de acordo com a última metanálise feita sobre o tema, em 2010 (Naumann).
Além disso é também importante alinhar as expectativas, sendo necessário avaliar o paciente em repouso e em movimento do rosto, analisar assimetrias, extensão e profundidade das rugas, trofismo e força de contração muscular, posição da cauda do superícilio, terço médio e comissuras labiais.
São toxinas presentes no mercado brasileiro hoje, com Anvisa: Botox (Allergan), Dysport (Galderma), Prosigne (Cristália), Botulift (Bergamo), Botulim (Blau), Xeomin (Merz – Biolab), Nabota (Rennova).
BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO:
A relação entre as várias camadas da pele, principalmente derme e hipoderme, e as mudanças que elas sofrem durante o envelhecimento é fundamental para o entendimento da flacidez cutânea, o mecanismo de ação e as indicações dos bioestimuladores de colágeno para o rejuvenescimento. Assim, no processo do envelhecimento, a espessura da derme diminui devido às mudanças bioquímicas e estruturais das fibras colágenas e elásticas. Dessa forma, com o aumento dos níveis de colagenase, há redução na síntese de colágeno e aumento de sua degradação. As fibras elásticas também diminuem em número e espessura. E por fim, a quantidade de mucopolissacárides da substância fundamental também está reduzida, especialmente o ácido hialurônico. Essas mudanças agem diminuindo a firmeza e o turgor da pele.
Os principais bioestimuladores que temos no Brasil com Anvisa são: Sculptra, Radiesse Plus, Radiesse Duo, Aesthefill, HarmonyCa (considerado híbrido – bioestimulador de colágeno e preenchedor), Rennova Elleva, Rennova Diamond, Ellanse.
PREENCHIMENTO:
No processo do envelhecimento ocorre perda óssea, involução dos tecidos de sustentação, ação da gravidade (SMAS), elastose e diminuição do colágeno (pele frouxa, redundante, enrugada), perda da força muscular, piora da qualidade da pele devido exposição ao sol e tabagismo. No preenchimento pode-se estruturar, contornar ou volumizar. Utiliza-se cânula ou agulha para aplicação do preenchedor, devendo-se tomar cuidado para evitar a lesão ou canulação de algum vaso, com consequente isquemia, necrose tecidual ou mesmo cegueira.
São preenchedores presentes no mercado brasileiro, com Anvisa: Juvederm, Restylane, Belotero, Teosyal, Princess, Perfectha, Rennova, Hyalurox, Varioderm, Revanesse, USK.
Quando a cirurgia é indicada?
Rugas de expressão
Flacidez leve a moderada da pele
Sulcos e vincos faciais
Perda de volume facial
Contorno facial apagado
Por que realizar na Clínica Viviane Barros?
Na Clínica Viviane Barros, você conta com a experiência de uma médica oftalmologista especialista em cirurgia oculoplástica. Aqui, cada paciente é avaliado individualmente, com foco na segurança, naturalidade e bem-estar.
Você recebe todo o suporte necessário no pré, intra e pós-operatório, além de um kit com medicamentos e cuidados para sua recuperação.
