
A remoção do olho envolve um aspecto delicado dentro da Oftalmologia. Devemos valorizar os aspectos emocionais do paciente para que o mesmo possa entender a necessidade desse tratamento e como serão os próximos passos após o procedimento. É direito do paciente saber a indicação da retirada do olho e os riscos e benefícios envolvidos.
Como médica oculoplástica, devo também promover a melhor reabilitação estética possível, definindo o contorno palpebral e volume da órbita, para a adaptação posterior de uma prótese externa colorida. Em casos de amaurose (cegueira) sem dor, pode ser optado antes da cirurgia, pelo uso de: lente de contato colorida, lentes esclerais, tatuagem da córnea. Nos casos de amaurose dolorosa, tem-se a possibilidade de realizar: injeções retrobulbares (Ex:. uso de álcool absoluto), evisceração e enucleação.
Na evisceração é retirado o conteúdo intra-ocular com manutenção da esclera. São vantagens da evisceração em relação a enucleação: preservação do sistema ligamentar orbitário promovendo melhor mobilidade da prótese, menor reabsorção de gordura orbitária a longo prazo, menor risco cirúrgico e anestésico por ser a técnica mais simples e rápida, maior aceitação psicológica pelos pacientes.
É uma desvantagem a evisceração em relação a enucleação: possibilidade de Oftalmia Simpática (antígenos sequestrados no olho passam a ser expostos após a cirurgia, podendo ativar o sistema imunológico a promover a produção de auto-anticorpos contra a úvea, inclusive do olho contralateral sadio). A evisceração pode ser realizada sob bloqueio, sedação ou anestesia geral.
São indicações para evisceração: amaurose dolorosa, auto-evisceração, trauma ocular, olho cego desfigurado (ex:. glaucoma congênito), endoftalmite com amaurose. São contra-indicações para evisceração: a presença de neoplasias intra-oculares (contra-indicação absoluta) e olho atrófico/microftalmia (contra-indicação relativa).
A enucleação é quando há a remoção de todo o globo ocular e parte do nervo óptico da órbita (há a perda do sistema ligamentar orbitário).
A enucleação pode ser realizada sob sedação ou anestesia geral. São indicações para enucleação: neoplasia intra-ocular, olho atrofiado/microftalmo/olho cego desfigurado, amaurose com doenças da esclera (panoftalmite, escleromalacia), trauma extenso. É contra-indicação para enucleação: endoftalmite (contra-indicação relativa), pois corta-se o nervo óptico e expõe-se a bainha do nervo, podendo disseminar a infecção.
Quando a cirurgia é indicada?
Cegueira com dor ocular intensa e sem chance de recuperação
Infecção grave no olho que não responde a tratamentos
Tumores intraoculares malignos
Trauma ocular severo com destruição irreversível do globo ocular
Necessidade de preparar a órbita para prótese ocular
Por que realizar na Clínica Viviane Barros?
Na Clínica Viviane Barros, você conta com a experiência de uma médica oftalmologista especialista em cirurgia oculoplástica. Aqui, cada paciente é avaliado individualmente, com foco na segurança, naturalidade e bem-estar.
Você recebe todo o suporte necessário no pré, intra e pós-operatório, além de um kit com medicamentos e cuidados para sua recuperação.
