Blog
Você sabia que a glândula lacrimal pode estar fora do lugar e assim, fazer com que sua pálpebra superior tenha um aspecto mais ‘gordinho’?
É comum alguns pacientes chegarem no consultório com a intenção de realizar a cirurgia de blefaroplastia superior, com retirada de excesso de pele e gordura. Contudo, pode acontecer do paciente além do excesso de pele, ter também o que chamamos de ‘prolapso da glândula lacrimal’. Isso faz com que a região lateral da pálpebra superior seja mais gordinha. Assim, não adiantaria fazer somente a retirada de pele e gordura das pálpebras, devendo-se também associar a cirurgia de reposicionamento da glândula lacrimal, o que cursaria com ‘emagrecimento’ da região lateral da pálpebra, e por consequência um resultado final mais satisfatório.
A glândula lacrimal ocupa a fossa lacrimal localizada no osso frontal e asas maior e menor do osso esfenoide, possuindo um lobo palpebral e um orbitário. Sendo que o corno lateral da aponeurose do músculo elevador da pálpebra superior é o que divide
esses lobos.
Os ductos excretores do lobo orbital, drenam para o lobo palpebral e esse para a conjuntiva promovendo a lubrificação do olho. O prolapso da glândula lacrimal pode estar associado ao processo de envelhecimento com a frouxidão dos ligamentos lacrimais, a trauma orbitário, presença de floppy eyelid e a blefarocalase.