Você sabe o motivo pelo qual pacientes portadores de orbitopatia de graves possuem o olho com aspecto saltado?

A causa mais comum de retração palpebral é secundária a sequela da Orbitopatia de Graves, conhecido como Sinal de “Dalrymple”. Nesses casos, a pálpebra superior fica posicionada acima de sua posição normal, e a pálpebra inferior posicionada abaixo da posição normal.

O mecanismo fisiopatológico que leva ao aspecto de “olhos saltados” dos paciente com orbitopatia de graves, permanece em estudo, aventando-se a hipótese da hiperatividade simpática, hiperação do músculo levantador da pálpebra superior, teoria cicatricial ou restritiva do músculo e o próprio fator mecânico da proptose. Sendo, a causa muito provavelmente, multifatorial.

São também diagnósticos diferenciais para retração palpebral: causa congênita, cicatrizes palpebrais, enoftalmia, alta miopia, cirurgia filtrante para glaucoma, e causas constitucionais.

A orbitopatia de graves é uma doença auto-imune, onde ocorre uma agressão contra o fibroblasto da órbita. A doença em si, possui 2 fases: a fase inflamatória (congestiva) que dura cerca de 6 meses a 2 anos, com proptose, retração palpebral, alteração motora e neuropatia óptica. Estes são sintomas da fase inicial, os quais podem melhorar com o tempo, principalmente a retração palpebral. Contudo, em geral, o paciente acaba ficando com alguma sequela em relação a movimentação dos músculos e a proptose, que se mantem na fase tardia da doença.