Blog
Entendendo o entrópio. Você sabe o que é?
O entrópio é a inversão da margem palpebral, fazendo com que os cílios toquem os olhos. Isso gera intenso desconforto na superfície ocular, com sensação de corpo estranho, dor ocular e lacrimejamento. É comum, quando no início desses sintomas, o paciente procure o médico oftalmologista. Ao exame, devido as complicações do entrópio, podemos observar os sinais de hiperemia ocular, saída de secreção, ceratite e até mesmo úlcera de córnea, com risco de perda visual definitiva.
Durante sua avaliação serão realizados alguns testes palpebrais. O primeiro é denominado distraction test, onde afastamos a pálpebra do globo ocular e caso alterado, haverá distensão para mais de 8-10mm. O segundo teste é o snap back test, o qual demonstra se a pálpebra retorna ou não para sua posição normal, e se há demora nesse retorno.
Quanto as causas, o entrópio, pode ser congênito ou adquirido. Se adquirido, pode ser involucional/senil ou cicatricial.
O entrópio congênito é muito raro de maneira geral, mas quando ocorre, é mais comum na pálpebra inferior. A sua fisiopatologia está relacionada a hipertrofia das fibras do músculo orbicular pré tarsal, a deformidades teratogênicas da placa tarsal ou a retração da lamela posterior com encurtamento anômalo na placa tarsal.
O entrópio congênito primário, normalmente é progressivo e necessita de cirurgia precoce. Já o secundário, está relacionado a causas como epibléfaro (dobra de pele que faz virar os cílios), anoftalmia e microftalmia onde os cílios tocam o globo pela convexidade e, em geral, diminui com o crescimento.
O entrópio adquirido é mais comum que o congênito, e em sua maioria, relaciona-se com a frouxidão dos tecidos da pálpebra, devido a idade, sendo mais comumente observado na pálpebra inferior. Como causa tem-se o cavalgamento do músculo pré-
septal sobre o pré-tarsal, o enfraquecimento ou desinserção dos retratores cursando com uma flacidez vertical, o enfraquecimento dos tendões laterais cursando com uma flacidez horizontal e, a própria enoftalmia, que pode gerar entrópio devido a reabsorção de gordura.